A cotação das criptomoedas no Elliot é definida pela média dos preços das últimas negociações das exchanges com o maior volume negociado no mercado brasileiro (R$/BTC).
Vale lembrar que existe uma diferença entre as cotações de compra e venda. Isso acontece, pois nas exchanges as moedas são negociadas através do livro de ofertas. Nesse livro de ofertas temos uma coleção de pedidos de compra e de venda ordenadas pelo preço. No lado da compra, temos a ordem com o maior preço no topo, e no lado da venda, temos a ordem com o menor preço no topo.
Nas outras plataformas, o usuário insere uma ordem do tipo limite, determinando o preço e a quantidade que deseja negociar. O fechamento dessa ordem só ocorre quando outro usuário desejar negociar no mesmo preço que foi determinado pelo usuário que inseriu a ordem.
Nesse cenário, motivado pela lei da oferta e da procura, é normal que as cotações de quem deseja vender sejam mais altas do que as de quem deseja comprar, porque quem compra sempre procura pagar menos e quem vende sempre busca ganhar mais. O resultado dessa dinâmica é que existe uma diferença entre as cotações de ordens de venda realizadas e as cotações de ordens de compra realizadas.
Logo, o Elliot tem também duas cotações, uma para as ordens de compra e outra para as ordens de venda. A cotação das ordens de compra é calculada pela médias das cotações das últimas compras realizadas pelas exchanges. Já a cotação das ordens de venda é calculada pela média das últimas vendas realizadas.
Por fim, é importante ressaltar que no Elliot você não precisa se preocupar com o processo de casamento das suas ordens, pois, quem faz a contraparte das suas ordens é o próprio Elliot. Isso quer dizer que, quando você quer vender suas moedas, é o Elliot quem compra, e quando você quiser comprar as moedas, é o Elliot quem vende pra você. Dessa forma, você não precisa aguardar que outro usuário feche a sua ordem e a sua exposição ao risco de liquidez do mercado é assumida pelo Elliot :)