Não :(
Como a variação na cotação das moedas se dá pela oferta e procura, não temos como prever se as pessoas estarão mais ou menos dispostas a pagar pelas criptomoedas.
Diferente das ações ou dos títulos de renda fixa, por exemplo, não é possível fazer uma análise de fluxo de caixa das criptomoedas, nem algum tipo de análise fundamentalista, como é feito com os investimentos em ações.
Porém, existem alguns fatores que podem influenciar no preço das criptomoedas diretamente, como mudanças institucionais ou avanços na tecnologia do sistema de funcionamento das moedas. Por exemplo, estabelecimentos comerciais que passam a aceitar pagamentos em criptomoedas ou ainda empresas que começam a pagar seus funcionários com moedas digitais, são casos que caracterizam mudanças institucionais. Quanto mais isso se tornar frequente, a tendência é que aumente a demanda por moedas digitais e, portanto, o seu preço aumente.
Por outro lado, existem empresas e pesquisadores especializados voltados ao aprimoramento da tecnologia do sistema blockchain. Um exemplo disso é a tecnologia lightning network, que visa a dinamizar as formas de pagamentos com criptomoedas, tornando as transações cada vez mais rápidas e seguras. Esse tipo de avanço tecnológico é outra forma de se esperar que a procura por criptomoedas aumente e, portanto, que o seu preço valorize.
Para entender melhor, acesse o nosso blog: https://medium.com/eusouelliot/o-que-influencia-o-pre%C3%A7o-da-bitcoin-74ce29fffec5